Fotos chAs parcerias estabelecidas com diversas instituições faz do Centro Socioeducativo Regional (CSR) e do Centro de Internação Feminina de Chapecó (CIF) serem destaques na modalidade socioeducativa. Os reflexos dessas parcerias são perceptíveis nos diversos setores da unidade, a biblioteca, por exemplo, foi contemplada com condicionador de ar e recebimento de livros que em sua grande maioria são doações, fazendo do espaço um lugar mais harmonioso para boas reflexões, e consequentemente, bons aprendizados.

As práticas educacionais são essenciais para ressocialização dos adolescentes, portanto assim que entram na unidade, são matriculados no ensino fundamental ou médio e são obrigados a frequentarem às aulas, só sendo possível graças à parceria estabelecida entre o CSR e a Escola Estadual Básica Valesca Parizotto que cede 14 professores para ministrarem as aulas.

Para aqueles que já concluíram o ensino médio são ofertados cursos de graduação. Recentemente dois adolescentes receberam bolsa integral para o curso de Processos Gerenciais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –Senac- e de educação física da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –Unochapecó-.

Nesse momento de pandemia da COVID-19, as aulas só estão acontecendo na modalidade EAD, tornando-se possível por conta das doações recebidas de novos computadores para o laboratório de informática

As unidades de Chapecó disponibilizam oficinas, na qual o setor laboral e a pedagogia selecionam os adolescentes conforme suas aptidões, comportamento, tempo de medida e desempenho em atividades para participarem, estimulando-os a se envolverem maciçamente nas rotinas, melhorando dessa forma a autoestima, impactando na redução das ocorrências disciplinares de maior complexidade.

Antes da pandemia, em torno de vinte adolescentes participavam do curso de violão, que está suspenso provisoriamente, porém assim que a situação se normalizar as aulas voltarão a acontecer.

Quanto ao campo profissionalizante a unidade oferece aulas teóricas e práticas de panificação, oportunizando a capacitação de cada adolescente participante. Já no quesito artesanato o CSR está atualmente sem instrutor, porém já está sendo providenciando um novo profissional junto à Secretaria de Cultura. No CIF as adolescente estão em plena atividades confeccionando tapetes, pantufas e máscaras, com parte da produção entregues ao CSR e auxiliando no reparo dos uniformes. Duas adolescentes estão trabalhando na empresa que fornece alimentação na unidade, cumprindo com um dos objetivos do programa que é a inserção ao mercado de trabalho.

No cultivo da horta, acompanhando os adolescentes nas rotinas diárias, há dois instrutores que coordenam todas as etapas e toda produção é vendida para estabelecimentos comerciais da cidade, servidores e terceirizados.

O Sucesso da unidade deve-se, em grande parte, as parcerias realizadas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC- disponibilizando cursos na modalidade EAD e presencial e também bolsas de estudos; com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ- oferecendo vagas de graduação; com o Centro de Integração Empresa Escola –CIEE- oferecendo curso de iniciação ao trabalho; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –SENAI- cursos profissionalizantes; com a Prefeitura Municipal de Chapecó, fornecendo vagas de estágio; com a Escola Valesca Parizotto, disponibilizando professores e auxiliando na implementação de projetos; com Empresas Privadas, oferendo empregos; e com o Poder Judiciário de Chapecó foram diversos recursos financeiros doados para aquisição de máquina de costura, estrutura física para visitantes, serra de mesa, serra tico-tico, carrinhos de mão, pulverizador costal e condicionador de ar, entre outros.