O Case Regional de Lages vem realizando palestras ministradas pela Regional da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, com o intuito de aperfeiçoar os instrutores das Oficinas de Agropecuária, Horta e Jardinagem, bem como os adolescentes e todos os demais colaboradores, para a certificação da Unidade como produtora de hortaliças sem utilização de agrotóxicos.

A Unidade ainda está certificada com a titulação de produção ZERO de lixo orgânico, titulação conquistada devido à produção de compostagem, que gera o adubo a ser utilizado nas hortas da Unidade.

Com planejamento de ações, emprego de técnicas totalmente naturais de cultivo e seguindo o caminho para a sustentabilidade, a Unidade trabalha para a obtenção de certificação de produção 100% Orgânica.

Orgânica Lages

Oficina artesanato 19 05 22

O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma está viabilizando, no decorrer do mês de maio, a entrega de kits de toalhas e sabonetes produzidos pelos adolescentes, nas visitas presenciais aos familiares.

Desenvolvida na Oficina de Costura e Artesanato, a confecção dos kits configura-se como um momento importante, uma vez que oportuniza a expressão da criatividade nas produções, como também  simboliza um gesto de carinho dos socioeducandos com suas famílias.

As ações desenvolvidas procuram contemplar os eixos da socioeducação, como forma de desenvolver habilidades e aptidões, atendendo e dando suporte aos adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa.

Oficina artesanato 2 19 05 22

Foto maio Casep Curitibanos

Nos dias 09 e 10 de maio, foram intensificados os treinamentos voltados ao trabalho em equipe e segurança no Casep de Curitibanos. Sob a coordenação da gestora Débora Mendes, juntamente com a técnica instrutora Edna Goetten Vieira e o supervisor Marcos Roberto do Prado, o trabalho focou, primeiramente, no autoconhecimento de cada colaborador que compõem o grupo. Esta prática permite que cada um conheça seus potenciais, pontos de maior atenção e, sobretudo, o seu papel dentro da equipe.

Através de dinâmicas em grupo, foi possível reconhecer os diversos tipos de temperamentos, que cada ser é diferente um do outro. Os temperamentos são marcas em nossa personalidade que influenciam a maneira como lidamos com o mundo à nossa volta, ou seja, como nos comportamos diante das situações diversas, sejam boas ou ruins.  Entender qual é o seu temperamento, como ele pode ajudar a alcançar os objetivos e melhorar o relacionamento interpessoal com colegas e familiares é essencial para uma vida madura.

Uma boa comunicação interna e alinhamento da equipe são determinantes para o funcionamento dos processos dentro da Unidade. Além disso, é uma forma de garantir a transparência e de manter os funcionários conectados, fazendo com que eles permaneçam constantemente engajados e motivados com suas tarefas. Na comunicação interna, estabelecer uma padronização também é muito importante. Através dela, as falhas na comunicação são menores e os processos internos são facilitados.

Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe e com demais membros da Unidade. É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias as suas e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor.

Uma equipe que não se comunica, não consegue desenvolver um trabalho de qualidade. A comunicação quando está truncada, gera retrabalho, entregas sem qualidades e fora das expectativas. Não compartilhar informações pertinentes geram grandes prejuízos para toda a equipe.

É preciso entender que para trabalhar em equipe, é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros e estar aberto a receber críticas, quando for necessário. No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um que influencia no crescimento, mas sim o time todo, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.

"A felicidade no trabalho consiste no resultado de se aprender a trabalhar em equipe” (Roberto Shinyashiki).

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 – 2º Andar – Estreito
Florianópolis - SC - CEP 88.075-000 - Fone: (48) 3664-5800
Horário de Atendimento: 12h às 19h
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com