Seminário Regional Curitibanos fotos

No dia 20 de outubro foi realizado no auditório da UnC - Universidade do Contestado, em Curitibanos, o Seminário Regional de Medidas Socioeducativas de Adolescentes em Conflito com a Lei. O evento, realizado em parceria com a UnC, foi organizado pela equipe do Casep de Curitibanos, instituição administrada pela organização parceira Ineces – Instituto Nacional de Erradicação da Carência Escolar e Social, atendendo a um requisito previsto no seu plano de trabalho apresentado no Chamamento Público.

O seminário possibilitou o debate sobre as competências, atribuições e implicações dos operadores no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e na efetivação de políticas públicas que atendam os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

O evento contou com a participação do Diretor do Dease, Zeno Augusto Tressoldi e demais palestrantes, que contribuíram para o sucesso do seminário:

- Zeno Augusto Tressoldi – Diretor do Departamento de Administração Socioeducativa – “Os avanços do Sistema Socioeducativo de Santa Catarina”;

- Greison Rocha - Psicólogo comunitário social – “Compreendendo o comportamento disruptivo das medidas socioeducativas”;

- Bruno Dalpiero – Representante do Ineces - “Instituto Nacional de Erradicação da Carência Escolar e Social e o Sistema Socioeducativo Catarinense”;

- Cristina Ehrhardt – Diretora da UnC – “Percurso, Itinerários e Protagonismo no Sistema Socioeducativo”;

- Dra. Mônica Grisolia Mendes – Juíza da Vara da Infância e Juventude de Curitibanos – “O Sistema Socioeducativo Catarinense e o Poder Judiciário”.

Foto Sapciência

SAPCiência é um programa inovador da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, arquitetada pela Academia de Administração Prisional e Socieoducativa, em parceria com as universidades Udesc e Unisul, bem como com a Fundação Escola de Governo, que visa o aperfeiçoamento dos servidores que compõe a SAP por meio do fomento à pesquisa acadêmica.

A iniciativa contará com cursos de formação continuada, Pós-Graduação (Especializações), Mestrado e Doutorado, totalizando 650 vagas, todas voltadas à área de atuação da SAP e totalmente custeados pela própria Secretaria.

Tabela Sapciência copy copy copy

Editais e inscrições acesse: https://sapciencia.acapsvirtual.com/.

Imagem outubro rosa

Desde os anos 90, o mês de outubro é conhecido mundialmente como o período reservado especialmente para a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como grande objetivo compartilhar informações sobre essa doença que é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. O laço rosa é um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês representando o apoio à causa. Além de conscientizar a população a respeito da doença e da necessidade de um diagnóstico precoce, a campanha busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo assim, os índices de mortalidade da doença.

Buscando-se trabalhar o tema, no início deste mês de outubro, sete adolescentes do Casep de São José do Cedro participaram, juntamente com a equipe da Unidade, da produção de um mural sobre a campanha Outubro Rosa.

Também foi realizada pela enfermeira da Unidade uma palestra sobre a saúde da mulher e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo abordado, inclusive, que o câncer de mama não ocorre exclusivamente em mulheres, podendo acometer os homens, o que despertou bastante a atenção dos socioeducandos. Segundo dados oficiais, a chance de cura dos casos é de 95% quando descoberto de forma precoce.

A palestra chama a atenção para a necessidade de adoção de um estilo de vida que inclua a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, colo do útero e de ovário, como de muitas outras doenças.

Foto Outubro Rosa SJC

No Casep de Rio do Sul a campanha contou com a parceira da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio do Sul. Foram doadas pela entidade camisetas que serão usadas pelos colaboradores do Casep.

Como forma de agradecimento à Rede Feminina, os adolescentes e a equipe da Unidade prepararam uma lembrança que foi entregue às voluntárias, sempre parceiras da comunidade.

Foto Outubro Rosa Rio do Sul

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa