Foto Visita Coordenadora Sinase

Em visita às Unidades Socioeducativas de Santa Catarina, a Coordenadora Nacional do Sinase, Sra. Giselle da Silva Cyrillo, conheceu os trabalhos realizados nos Caseps de São Miguel do Oeste e São José do Cedro e no Centro Socioeducativo Regional de Chapecó.

No dia 09 de dezembro, nas Unidades de São Miguel do Oeste e de São José do Cedro, a Coordenadora elogiou a proposta pedagógica e o envolvimento de toda a comunidade socioeducativa, juntamente com os adolescentes, nas ações desenvolvidas. Destacou que “esta proposta consistente é muito importante para a responsabilização dos adolescentes infratores e assim fortalecer o senso de vínculo com a comunidade em geral”.

Segundo o Gestor do Casep de São Miguel do Oeste, Sr. Roberto Franceschina, “Isso demonstra a importância que tem o Casep de São Miguel do Oeste, não só para a cidade como para a região. Uma Unidade inaugurada há pouco mais de três anos e já se tornando uma referência no Estado”. Ressalta também as melhorias que vêm ocorrendo no sistema socioeducativo, como entrega de viaturas, tratamento aos internos, materiais de apoio aos servidores, como coletes balísticos, uniformes, dentre outros, que colaboram para tornar o sistema socioeducativo catarinense cada vez melhor e ser referência em todo o Brasil.

Na oportunidade também esteve presente o Diretor do Dease, Sr. Zeno Augusto Tressoldi, destacando que o Casep de São Miguel do Oeste “é uma Unidade diferenciada, onde o adolescente em conflito com a lei entende o que é o sistema socioeducativo, ele está aqui para cumprir uma medida socioeducativa, porém essa medida acaba se tornando uma medida em que se dá um resultado”. Destaca também a importância da parceria com o Poder Judiciário daquela Comarca, juntamente com a comunidade, que somada aos esforços dos servidores possibilita a oferta de oficinas e atividades laborais e profissionalizantes aos adolescentes, ressaltando o trabalho com a horta hidropônica, que inclusive está em fase de ampliação.

Na quinta-feira, 10 de dezembro, a visita ocorreu no Centro Socioeducativo Regional de Chapecó. A Unidade, que conta com 60 vagas, é referência nacional por conta das oficinas de capacitação ofertadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Segundo o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Sr. Leandro Lima, “essa é uma medida não apenas pedagógica, é social, de resgate de dignidade... Nós temos que acrescentar alguns elementos resignificadores na vida dos adolescentes, com a perspectiva dessas ações complementares que acontecem na estadia no Case”.

Na Unidade, a Sra. Giseli conheceu o trabalho realizado com a estufa hidropônica, atividade laboral desenvolvida com os adolescentes em que se produzem diversos tipos de hortaliças destinadas principalmente ao consumo na própria Unidade, além da comercialização em supermercados do município e também entre os servidores da Unidade.

De acordo com o Sr. Matheus Rodrigo da Cruz, Gerente do CSR de Chapecó e Gerente da Regional Oeste, “a vinda do Diretor do Dease e da Coordenadora Nacional do Sinase vem para coroar o trabalho que está sendo feito na região, um trabalho que visa a ressocialização dos internos e a valorização dos servidores”.

O reconhecimento pelo trabalho realizado é resultado da dedicação diária de todos os servidores e serve de motivação para a continuidade, tornando o Sistema Socioeducativo Catarinense exemplar e cada vez melhor.