Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021 foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade/ENEM PPL, nas Unidades Socioeducativas de todos os Estados brasileiros. Em Santa Catarina, 67 (sessenta e sete) adolescentes realizaram as provas; destes, 08 (oito) disputaram vagas para ingressar no Ensino Superior e os demais realizaram somente como treinamento.

O resultado do exame foi divulgado no dia 30 de março de 2021. Dos 08 (oito) adolescentes que estavam concorrendo às vagas, 02 (dois) obtiveram a média necessária e puderam ser inscritos no SISU - Sistema Único de Seleção Unificada, para concorrer a vagas para Universidades Públicas.

Um adolescente de 19 anos, do Casep de Joinville, teve uma pontuação em algumas áreas de ensino acima da média nacional. Destaque para Ciências da Natureza em que obteve 548,2 pontos, quando a média nacional foi de 490,39. Na redação com o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil", o adolescente atingiu a pontuação 640.0, sendo a média nacional de 620.0 pontos. Incentivado pelo grupo técnico da Unidade, ele se inscreveu no curso de Engenharia de Transporte e Logística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Curso de Licenciatura em Química na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Questionado sobre a oportunidade e os resultados obtidos, o adolescente demonstra estar feliz e orgulhoso de si mesmo por ter conseguido e reconhece o apoio recebido dos profissionais da Unidade.

É importante observar que o desempenho dos demais adolescentes de Santa Catarina que participaram do ENEM/PPL foi significativo, pois mesmo não obtendo a pontuação necessária para concorrer a vagas para o Ensino Superior surpreenderam positivamente com os resultados conseguidos em determinadas disciplinas.

Resultados como estes fortificam o processo da Socioeducação, garantindo a ressignificação de valores e condutas destes adolescentes e contribuindo para o afastamento da prática infracional.

Matéria ENEM copy