Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento “Setembro Amarelo” teve início nos Estados Unidos, em 1994, quando Mike Emme, com apenas 17 anos, cometeu suicídio. O adolescente era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo restaurado e pintado de amarelo seu Mustang 68. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No funeral, os amigos resolveram distribuir cartões amarrados com fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda e desde então, a ação ganhou proporções e expandiu-se pelo mundo.

Conscientes da importância do cuidado com a saúde mental, durante o mês de setembro o Casep de Xanxerê estará abordando esta importante temática com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e demais colaboradores, através de atividades e palestras referentes ao assunto, ressaltando-se a importância de observar e identificar possíveis sinais, a prevenção e formas de acolhimento. Através dessas ações busca-se a conscientização sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientação na busca do tratamento adequado, a fim de promover a valorização da vida.

Setembro amarelo Casep XXE 2021 copy copy

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com