Durante todo o mês de setembro diversas atividades especiais estão sendo desenvolvidas nas Unidades Socioeducativas administradas pelo INECES - Instituto Nacional de Erradicação da Carência Escolar e Social, com a finalidade de proporcionar aos socioeducandos reflexões sobre a saúde mental, o autocuidado, bem como de disseminar a ideia da prevenção ao suicídio.

O Casep de Joaçaba proporcionou uma roda de conversa para debater a temática da campanha do Setembro Amarelo. Os adolescentes também confeccionaram uma flor de artesanato, representando o símbolo da vida com uma frase de autocuidado e um cartaz de com mensagem de incentivo. Com o auxílio da pedagoga da Unidade, o material produzido foi exposto em um espaço estratégico na escola onde os adolescentes estudam.

Casep Joaçaba setembro amarelo

No Casep de Joinville, foram desenvolvidos diversos momentos de reflexão, rodas de conversa e atividades, repassando aos adolescentes sobre a história do jovem Mike Emme, que deu origem ao movimento. Após essa imersão na história, os socioeducandos produziram o laço amarelo e a árvore da esperança e, com a orientação da psicóloga da Unidade, discutiram sobre prevenção e conscientização sobre o suicídio e confeccionaram frases sobre a valorização da vida.

Casep Joinville setembro amarelo

Na Casa de Semiliberdade de Blumenau os adolescentes confeccionaram um mural acolhedor com materiais didáticos como recortes e colagens, que ficará exposto no refeitório.  A arte representa uma árvore com mãos e o laço amarelo símbolo da campanha de prevenção ao suicídio. Os adolescentes também fizeram um desenho no painel de entrada da Unidade. A ideia é gerar um acolhimento das pessoas que chegam e circulam pelo local.

CSL Blumenau setembro amarelo

No mês da prevenção ao suicídio, o Casep de Blumenau realizou um cine debate. Os adolescentes assistiram ao filme “Ferrugem” que conta história de uma adolescente que sofre cyberbullying e acaba cometendo suicídio. Depois da exibição do filme, houve uma roda de conversa onde os socioeducandos puderam debater e refletir sobre os temas do Setembro Amarelo como saúde mental e a valorização da vida.

A atividade tem o objetivo de proporcionar aos adolescentes uma ampla reflexão sobre a quebra de tabus ao falar sobre o tema, levando em consideração a importância do apoio emocional e os cuidados e prevenção sobre sua própria saúde mental e a do outro. A atividade também reforça o sentimento de empatia e respeito ao próximo.

Casep Blumenau setembro amarelo copy