Epagri

A produção agrícola, que já ocupa lugar de destaque nos sistemas prisional e socioeducativo catarinense, vai receber um novo incremento. Um convênio assinado nesta quinta-feira (24) entre a SAP e a Epagri prevê que técnicos da Empresa façam o assessoramento técnico a fim de melhorar a produtividade e a qualidade do que é cultivado nas unidades prisionais e socioeducativas.

Nas unidades prisionais, a produção agropecuária é realizada pelos internos e, no sistema socioeducativo, pelos adolescentes em conflito com a Lei. “Sempre procuramos oferecer vaga de trabalho para os apenados, em atividades profissionais que estejam focadas na vocação econômica da região. Desta forma, ao ganhar a liberdade, ele já tem uma profissão e uma experiência para retornar ao mercado de trabalho”, destacou o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima.

A Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, disse que a instituição pode contribuir em várias frentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades. “Tenho o entendimento que essa parceria é uma ação social, uma oportunidade de crescimento para a sociedade em geral”, destacou Edilene. Segundo ela, além de melhorar a produtividade, as informações que as áreas levarão às unidades estimulam o consumo de alimentos saudáveis, a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade, entre outros aspectos.

Durante a solenidade de assinatura do convênio, na sede da SAP, o Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto apresentou a dinâmica da atividade laboral nas unidades prisionais que hoje mantém cerca de 7 mil presos trabalhando, ganhando salário e retornando 25% deste valor ao Fundo Rotativo, ferramenta que permite que o percentual arrecadado seja investido na unidade. “Outro fato relevante é que o interno resgata a sua escolaridade”, assinalou o Secretário Adjunto. Santa Catarina tem 13,8 mil internos em atividade educacional, seja no Programa Despertar pela Leitura e no ensino formal.

O Secretário Leandro Lima enfatizou que a parceria entre a SAP e a Epagri demonstram na prática uma premissa do Governo Carlos Moisés. “Proporcionar mais entregas para a sociedade catarinense”, finalizou.

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com