Na medida socioeducativa de Semiliberdade, devemos possibilitar a inclusão social dos adolescentes, garantindo o efetivo cumprimento dos direitos fundamentais previstos no ECA e buscando contemplar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Neste sentido, a Casa de Semiliberdade de Criciúma proporciona aos socioeducandos que possuam idade, interesse e o grau de escolaridade necessário, o encaminhamento para o mercado de trabalho. Um dos internos que atendeu aos requisitos participou de entrevistas em empresas próximas à Unidade, tendo retorno positivo para fazer um teste na fruteira do bairro. O socioeducando foi aprovado no teste, admitido como repositor, possuindo agora um emprego formal, com carteira assinada e com todos os direitos trabalhistas.

Foto Mercado de trabalho

Outro caso de sucesso foi de um adolescente incluído no Projeto “Ser Empreendedor de Sonhos”, ofertado por uma OSC de Criciúma. O jovem concluiu o curso e foi encaminhado para uma entrevista de emprego, passou por três etapas e foi admitido também em regime de CLT, ou seja, com contrato de trabalho e carteira assinada pelo empregador.

Foto Mercado de trabalho 2

Cabe citar a Cartilha do SINASE, que nos diz segundo o Paradigma do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD):                                                                Foto Mercado de trabalho 3 copy           

 

 

 

Entende-se que, no decorrer do processo do socioeducativo de um adolescente, o envolvimento dos atores é de extrema necessidade para o sucesso no cumprimento da medida para seu retorno ao convívio social.

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com