A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativo (SAP) recebeu, dia 28 de fevereiro, no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de São José, a Universidade do Sul Catarinense - Unisul, integrante do Ecossistema Ânima, para inauguração da Estufa Hidropônica Living Lab, em um módulo piloto do projeto BRIDGE, de Pesquisa e Extensão.

A estufa hidropônica consiste no sistema de cultivo de plantas sem uso do solo e que se mostra sustentável ao reduzir o consumo de água e de pesticidas, além de produzir alimentos mais saudáveis para o consumo.

 

 

O que é o Projeto BRIDGE?

É uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, que lidera o Projeto Bridge: “construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’. O projeto Bridge recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Fapesc, Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as Universidades de Cambridge e Unisul.

Hidro 5

 

Na ocasião estiveram presentes o Secretário-Adjunto da SAP, Neuri Mantelli; o Diretor-Geral do Dease, Joel França; o Diretor-Geral Adjunto do Dease, Douglas José Souza; a Vice-Governadora Marilisa Boehm; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, Fábio Wagner Pinto; o Diretor da Unisul, Rodrigo Alves;  o Reitor da Unisul,  Mauri Heerdt;  a Secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Alice Kuerten; o professor do projeto José Baltazar Salgueirinho Guerra, além de outras autoridades e convidados.

O Secretário-Adjunto, Neuri Mantelli destacou a importância de receber esse projeto-piloto dentro de uma Unidade de Atendimento ao adolescente em conflito com a lei e a ressocialização. “O Governo Jorginho Mello valoriza as pessoas. Possuímos um projeto em nossa Secretaria chamado “Trabalhando pela Liberdade” e pretendemos colocar em todas as Unidades Prisionais e Socioeducativas diversas empresas e oficinas para que os internos possam laborar e ter um futuro melhor”.

A Vice-Governadora Marilisa Boehm avaliou a iniciativa como um grande avanço. “É muito importante que o projeto seja reproduzido em todo o Estado. Além dos jovens estarem trabalhando, estão fazendo uma higiene mental. Vão se alimentar e ainda alimentar escolas, creches e hospitais. É uma ação que pode ser reproduzida também em escolas, penitenciárias e até unidades de saúde”, comentou.

A estufa hidropônica irá produzir diversos tipos de leguminosas e verduras, com uma média de produção de 2.500 unidades/ mês. De acordo com o professor Baltazar Guerra o projeto funciona como uma sala de aula a céu aberto e, além se servir de campo de estudos, pretende atender à comunidade do Centro de Atendimento Socioeducativo e, no futuro, pretende-se comercializar algumas verduras para a própria sustentabilidade financeira da estufa.

“No Centro de Desenvolvimento Sustentável (Geens) da UniSul nós temos um lema que é “A Pesquisa transforma vidas”. Após esse projeto eu tive a sensação que cumprimos a missão social da Universidade. Juntamos projeto de pesquisa, a educação e ao mesmo tempo o foco na ressocialização. A grande inspiração de deixar o mundo um pouco melhor. Instalar uma estufa hidropônica dentro de um Case, realmente é a melhor forma de entregarmos o projeto à comunidade”, relata o professor Baltazar.

Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, avaliou: “É uma bela iniciativa. Quando se fala em pesquisa e inovação, muitas vezes pensamos em coisas complicadas. É uma ação simples, mas com um efeito muito grande. A grande arte do professor Baltazar e do projeto é transformar a ciência e a inovação em realidade que afeta diretamente a comunidade”.

 

 

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com